História e virtudes
Comparando Aristóteles ao cristianismo
· Virtudes prudentes à virtudes teologais (Deus)
· Vício à pecado
· Trocas de valores: modéstia e trabalho.
A ética de Espinosa
· Somos seres naturalmente afetivos, isto é, nosso corpo é ininterruptamente afetado por outros corpos
· O afeto ou o sentimento é constitutivo de nosso corpo e de nossa alma
· Nossos afetos são naturalmente paixões
· Paixões originais: alegria, tristeza e desejo
· Vício: é a fraqueza para existir, agir e pensar/ Virtude: ter força interior para passar da passividade à atividade
· A passagem da servidão à liberdade se dá no interior das paixões
· Bom é que é útil para o crescimento de nosso ser; e mau o que nos impede de alcançar algo bom para nossa existência
Razão, desejo e vontade
· Concepção intelectualista da ética: a vida virtuosa depende do conhecimento
· Concepção voluntarista da ética: a vida moral depende essencialmente da nossa vontade
· Distinção entre necessidade (conservação da existência) e desejo (adiciona o sentimento de prazer)
· Vontade: o ato voluntário implica um esforço para vencer obstáculos; exige discernimento e reflexão antes de agir; refere-se ao possível
Desejo
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Vontade
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Paixão
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Decisão
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Imaginação
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Reflexão
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Não suporta o tempo
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Realiza-se no tempo
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· Consciência e desejo referem-se às nossas intenções e motivações; a vontade, às nossas ações e finalidades
· Ética das emoções e do desejo: para o emotivismo ético, o fundamento da vida moral não é a razão, mas a emoção.
· Moral dos escravos (ressentidos): renunciam a verdadeira liberdade ética
· Racionalismo humanista: mudança da sociedade para a ética realizar-se
Ética e psicanálise
· O problema do inconsciente na ética
· A psicanálise mostra que somos resultado e expressão de nossa história de vida, marcada pela sexualidade insatisfeita, que busca satisfações imaginárias sem jamais poder satisfazer-se plenamente. Não somos autores nem senhores de nossa história, mas efeitos dela. Mostra-nos também que nossos atos são realizações inconscientes de motivações sexuais que desconhecemos e que repetimos vida afora.
· A psicanálise encontra duas instâncias ou duas faces antagônicas no inconsciente: o id ou libido sexual, em busca da satisfação, e o superego ou censura moral, interiorizada pelo sujeito, que absorve os valores de sua sociedade.
· A batalha interior só pode ser decidida em nosso proveito por uma terceira instância: a consciência.
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