sábado, 27 de abril de 2013

Mudança social II


Fatores contrários e favoráveis à mudança social
 - Grande parte das mudanças sociais só ocorre depois de vencer muitas resistências e obstáculos;
 - Advento do cristianismo e da democracia;
 - Campanhas feministas/ direito ao voto;
 - Obstáculos são barreiras que têm origem na própria estrutura social e dificultam ou impedem a mudança social;
 - Resistências são reações conscientes e deliberadas para impedir a mudança social. Ex.: vacina obrigatória
As atitudes individuais e sociais que favorecem ou rejeitam a mudança social podem ser classificadas em quatro tipos principais:a)      Atitude conservadora: é aquela que se mostra contrária ou temerosa em relação às mudanças. Uma das manifestações dessa atitude é o tradicionalismo, pelo qual o respeito à tradição, a imposição de valorescultivados pelos mais velhos as mais jovens e as normas tradicionalmente vigentes na sociedade emergem-se como alguns obstáculos às inovações na vida social;b)      Atitude reacionária: equivale ao conservadorismo exagerado. Opõe-se, não raro pela violência, a qualquer tipo de mudança nas instituições sociais e até mesmo às simples introdução de inovações.

c)      Atitude reformista ou progressista: é a que vê com agrado a mudança moderada. É o desejo de mudanças gradativas dos modos de vida existentes e das instituições. Aqueles que adotam essa posição são geralmente pessoas de centro-esquerda ou de esquerda moderada.

d)      Atitude revolucionária: é a posição adotada pela esquerda radical. Defende transformações profundas e imediatas das instituições, até com o emprego de métodos violentos, para mudar a situação social existente.

Consequências da mudança social
 - Mudanças gradativas não destroem as instituições sociais existentes, apenas objetivam aprimorá-las e melhorá-las com pequenas e contínuas mudanças;
 - As transformações radicais e profundas alteram toda a estrutura social de uma sociedades;
 - Reformas: são mudanças gradativas que procuram melhorar as instituições sem destruí-las, sem romper com os costumes. Tem o objetivo de melhorar uma situação.
 - Revolução: mudança social profunda e violenta, que destrói ou procura destruir a ordem social existente substituindo-a por outra. Alteram todo o sistema de relações sociais.

Um comentário: