segunda-feira, 15 de outubro de 2012

IV Bimestre: Aula 1 - 2º ano (Sociologia)


Classes sociais e estratificação
Estratificação social
A estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos a distribuição de indivíduos e grupos por camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papéis que desempenham na estrutura social.
Assim podemos dizer que em determinadas sociedades as pessoas estão distribuídas pelas classes A, B e C e já se fala em classes D, E  e F, que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestígio.
Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas.
Entretanto, dentro dessa mesma sociedade os indivíduos podem desempenhar outros papéis e alcançar novas posições sociais, relacionadas com a religião, o partido político em que militam, as funções sociais que desempenham, a profissão que exercem e outras atividades.
Principais tipos de estratificação:
· Econômica: definida pela posse de bens materiais, cuja distribuição pouco equitativa faz com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediária.
· Política: estabelecida pela posição de mando na sociedade – quem tem poder e quem não tem.
· Profissional: baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional na sociedade.
Sociedades estratificadas
Castas sociais
-          Existem sociedades em que indivíduos nascem numa camada social mais baixa, mais que com o decorrer de tempo ele pode alcançar o "topo". Esse fenômeno é conhecido como mobilidade social.
-          Existem sociedades que mesmo usando toda a sua capacidade e empregando todos os esforços, o indivíduo não consegue alcançar uma posição social mais elevada. Nesse caso sua posição social foi herdada por ele assim que nasceu independente de sua vontade. Ele vai carregar essa posição para o resto de sua vida.
Estamentos ou estados
 - O estamento ou estado é uma camada social semelhante à casta, porém um pouco mais aberta. Na sociedade estamental a mobilidade social e difícil mas não impossível.
Na sociedade feudal, a ascensão era possível nos raros casos em que a igreja recrutava seus membros entre os mais pobres; no caso de um rei conferir um título de nobreza a um homem do povo; ou, ainda se a filha de um rico comerciante se casasse com um nobre, tornando-se, assim, membro da aristocracia.
Classe social
 - Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico. Diferencia-se da casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status.
Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, existe a classe dominante, que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração.
A divisão da sociedade em classes é consequência dos diferentes papeis que os grupos sociais têm no processo de produção, seguindo a teoria de Karl Marx. É do papel ocupado por cada classe que depende o nível de fortuna e de rendimento, o género de vida e numerosas características culturais das diferentes classes. Classe social define-se como conjunto de agentes sociais nas mesmas condições no processo de produção e que têm afinidades políticas e ideológicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário